Matemática em jogos: uma forma divertida de desenvolver o raciocínio

Em meio a tabuada, equações, problemas e diversas regras, é comum que o estudante relacione matemática a algo massante, cansativo.

Como educadores, é necessário lançarmos mão de técnicas que transformem este estigma, trazendo motivação ao aprendizado, além de mostrar que a matemática é inerente ao cotidiano, inclusive ao lazer.

Além dos benefícios na formação do raciocínio individual, os jogos matemáticos são uma excelente ferramenta para a formação de laços sociais, quando aplicados em grupos. Esta ferramenta faz com que o aluno muitas fezes enfrente seus temores não só com relação a matemática, mas também sociais.

Este trabalho faz então com que a imagem sobre a disciplina seja revisitada, o que traz um impacto direto no cotidiano de sala de aula: inconscientemente, a imagem de uma disciplina "chata" passa a ser de algo divertido, e aplicável a diversas vertentes.

Para crianças pequenas, jogos como "quantos quantas" (em que o professor pergunta por exemplo quantas orelhas o aluno tem, quantos pés e etc), encaixe e agrupamento de itens (blocos coloridos, filhas, objetos variados) são efetivos e divertidos para fixação de conhecimento.

Para adolescentes, jovens e até mesmo adultos, o leque fica ainda maior. Veja abaixo alguns exemplos que podem ser feitos individualmente, em grupos ou em forma de competição:

- Sudoku

- Xadrez

- Cubo Mágico

- Resta 1

- Quizzes

Pensando em todos os benefícios acima, a Escola Vésper apresenta o curso "JOGOS MATEMÁTICOS" voltado a grupos de até 10 pessoas, separados por faixa etária, visando explorar todos os benefícios da aplicação deste método. Entre em contato conosco para saber mais!