top of page
Search
  • Writer's pictureescolavesper

Interpretação de Texto: Dicas & Truques

É comum imaginar que a interpretação de texto é usada só para provas pontuais, como uma maneira de estudo e que não trará aplicações em nosso dia a dia.


Será que você já parou para refletir em todas as áreas em que a interpretação é aplicada?

Com o advento das redes sociais, o acesso a informação é rápido e dinâmico. É comum ver a mesma noticia em diversas fontes, e até mesmo no perfil dos impactados diretamente em suas próprias redes. Este é apenas um dos pontos onde a interpretação de texto entra: como saber quem tem razão?


Em alguns momentos, não será possível chegar a uma conclusão, mas com muito treino e foco, você alcançará um senso crítico necessário para observar os diversos prismas de um mesmo fato.


Seja ao ler uma crônica, ouvir uma música, ler uma tirinha, um e-mail, ou simplesmente navegando em suas redes sociais, é impossível se desvirtuar da interpretação de texto.


Veja então algumas dicas da Escola Vésper que facilitarão o exercício constante da interpretação de texto!


Dicas & Truques


1) Leia todo o texto pausadamente e com atenção. Nesta primeira etapa, grife as palavras que não entender, mas não “trave” nestes pontos – tente seguir o contexto para uma compreensão geral.


2) Busque o significado das palavras grifadas, para ampliar seu vocabulário e verificar se existe alguma análise crítica vinculada a estes termos.


3) Grife as informações mais importantes de cada parágrafo para facilitar sua compreensão e releitura.


4) Tente compreender o objetivo do autor de cada gênero durante sua leitura. O que ele quis dizer? Por que empregou determinados termos?


5) Releia as questões antes de responder, grifando o ponto principal de cada uma.


6) Escreva respostas completas, se possível exemplificando com aspas de acordo com o que o texto menciona.


7) Caso a questão seja de múltipla escolha, elimine as alternativas que julgar incorretas antes de tomar sua decisão final. Cuidado com pegadinhas!


8) O segredo da interpretação de texto é treinar! Busque em seu dia a dia exemplos em que é necessário aplicá-la, e o trabalho será mais leve e divertido!


Esperamos que sua interpretação seja cada vez mais fácil e divertida!


Um abraço,

Equipe Vésper

41 views0 comments
bottom of page