• Writer's pictureescolavesper

Home office com filhos em casa: o desafio de manter a produtividade

Casa bagunçada, filhos brigando, almoço para fazer e você tem 5 minutos para organizar tudo antes do início de uma conferência.

Este é um desafio muito comum enfrentado especialmente nos últimos dias, por muitos pais e mães. Com os filhos estudando em casa, a sensação de desordem fica praticamente constante.

Por isso preparamos 10 dicas que poderão te ajudar a manter a produtividade da casa – sua e dos filhos!

1) Prepare o ambiente

Explique a seus filhos que você está em casa, mas que é como se estivesse no escritório. Ou seja, a disponibilidade para conversar, brincar ou fazer atividades juntos é limitada. Mostre seu ambiente de trabalho deixando claro que ali é o escritório, e que este tempo de trabalho é necessário para que possam passear, comprar novos itens, etc. Deixe bem claro os horários que terão para ficar juntos de segunda a sexta, e neste tempo invista ao máximo em uma convivência de total qualidade. Dessa forma ficará claro que a espera compensa!

2) Organize-se!

Seu espaço de trabalho deve ser totalmente de trabalho. Se adaptou um canto no quarto, retire quaisquer itens que possam atrapalhar sua movimentação e trazer distrações. Faça o possível para que seja um ambiente agradável, isso trará mais motivação para seu dia a dia.

3) Tire o pijama

Este é o momento de se lembrar que apesar de estar em casa, você está no escritório. Pode parecer besteira, mas tirar o pijama faz parte da rotina de trabalho e vai ajudar a fazer a transição entre o momento de ficar em casa x o momento de focar no trabalho. Isso ajudará também na compreensão dos filhos de que não é hora de descanso!

4) Defina regras

Caso seus filhos já tenham idade para entender, deixe claro os momentos em que poderão interromper o trabalho. Ex: enquanto está ao telefone, é proibido! Enquanto está digitando, só em caso de urgência. Para envolver os filhos, vocês poderão criar juntos um aviso de “não perturbe”, que quando for colocado deixará claro que interrupções não serão permitidas.

5) Evite compartilhar os problemas do dia a dia

De nada vai adiantar para o bom funcionamento da casa o fato de os filhos estarem cientes das contas atrasadas, do preço do mercado ou da bronca do chefe. Tente preserva-los destes problemas, e caso perguntem, responda que não se preocupem neste momento, que são problemas que fazem parte da vida adulta e que estão sendo solucionados.

6) Crie uma agenda para seus filhos

Nesta etapa de estudos em casa, facilitará muito deixar os filhos conscientes que cada um tem suas responsabilidades e rotinas. Defina os horários de café da manhã, aula, estudo, lição de casa, brincadeiras e etc. Sugerimos fixar a agenda em um local visível (na geladeira por exemplo) e motiva-los a cumprir à risca; na hora do jantar, cada um poderá expor como foi o cumprimento de sua agenda. Isso trará um senso de responsabilidade e colaborará para um dia a dia mais tranquilo.

7) Cuide de você

A auto estima é essencial para que você se sinta firme e no comando da situação. Arrume-se, tire alguns minutos do dia para o seu lazer, lendo um livro, vendo uma série, ouvindo música, etc. Tente ao máximo praticar alguma atividade física, que pode ser desde esteira e bicicleta ergométrica até um exercício funcional – você poderá encontrar várias possibilidades na internet. Alguns aplicativos de meditação também podem ser úteis para manter o equilíbrio.

8) Se precisar de ajuda, peça!

Caso seja possível que algum familiar fique na sua casa, essa pode ser uma boa saída. Dependendo da idade de seus filhos, você também poderá contar com o suporte pedagógico online da Escola Vésper, que auxilia seu filho a entrar na ferramenta online da escola, fazer as lições de casa, etc.

Esperamos que essa fase possa ser vivida da maneira mais tranquila possível.

Um abraço

Equipe Vésper