top of page
Search
  • Writer's pictureescolavesper

Aprenda a Aprender com a Oficina da Cognição

Existem diversos fatores para o baixo rendimento acadêmico e nem sempre o motivo é a falta de empenho. Muitas vezes, problemas como dificuldades em se concentrar ou memorizar informações, o mau aproveitamento do tempo e a utilização de técnicas de estudos não eficientes se tornam enormes barreiras no processo de aprendizagem.

Com o avanço da neurociência a busca por informações que podem contribuir com o nosso processo de aprendizagem cresce cada vez mais. Pensando nisso, desenvolvemos uma metodologia objetiva e ilustrativa capaz de esclarecer como nosso funcionamento cognitivo nos permite ser um ser dotado do que chamamos de inteligência.


Bolhas da Inteligência


Nossa capacidade de nos adaptarmos, interagirmos e manipularmos o meio em que vivemos se deve ao fato de sermos seres dotados do que chamamos de inteligência. Nós seres humanos, temos uma grande facilidade em aprender, o que nos torna extremamente especiais, já que através do aprendizado, estamos constantemente evoluindo como espécie.

O Aprendizado é algo essencial em nossas vidas, sem ele jamais teríamos deixado de habitar cavernas, cultivado alimentos e desenvolvido formas de tratar doenças. Consequentemente, é muito provável que nossa espécie não estaria mais viva em um mundo com recursos escassos como vivemos.

Como nós seres humanos somos capazes de aprender tanto em tão pouco tempo? Como nos tornamos seres tão inteligentes?


O conceito de inteligência é alvo de inúmeras discussões, hoje sabemos que existem diversos tipos de inteligência, e que todas são extremamente importantes para nosso desenvolvimento como espécie, porém, todos nós seres humanos temos em comum o que chamamos de Cognição – Um conjunto de habilidades mentais que nos permite adquirir conhecimento através de diversas funções cerebrais chamadas de funções cognitivas tais como atenção, percepção, linguagem, memória, planejamento entre outras.

Imagine que nossa capacidade de aprendizagem esteja relacionada às nossas funções cognitivas batizadas pela nossa equipe de “Bolhas da inteligência”.


Similar as bolhas, nossas funções cognitivas têm a capacidade de se expandir, caso estimuladas ou murchar, caso não forem utilizadas. Por isso, é extremamente importante realizarmos diferentes atividades que estimulem todas as nossas bolhas e não apenas nossas atividades rotineiras. Outra característica importante de nossas bolhas é a capacidade delas se interligarem, uma auxiliando no desenvolvimento da outra. Por exemplo: Quando escutamos algo que precisamos lembrar, várias bolhas nos auxiliam nesse processo, como a bolha da atenção que nos permite receber a informação, a bolha da linguagem que nos auxilia codificar a informação e a bolha da memória que nos ajuda guardar tal informação.


Conhecer e trabalhar o nosso funcionamento cognitivo é essencial para que possamos estimular o crescimento e união de nossas bolhas!

Saber quais bolhas precisam ser trabalhadas e quais bolhas podem ser exploradas nesse processo, nos ajuda a criar estratégias individualizadas, engajadoras e consequentemente mais eficientes.


Chegou a hora de aprender a aprender!

Através de atividades e desafios mentais, mapeamos o seu funcionamento cerebral (Bolhas da Inteligência) para identificarmos os fatores que possam estar comprometendo seu desempenho e ensinamos técnicas de estudo compatíveis com a individualidade do seu cérebro!




23 views0 comments
bottom of page